segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Comunhão de Ministérios

Em 1 Coríntios 3:4, o apóstolo Paulo exorta os irmãos sobre a criancice em que eles viviam... Uns diziam: eu sou de Paulo; outros diziam: eu sou de Apolo; outros, eu sou de Cefas; e alguns diziam ainda: eu sou de Jesus. Paulo faz alusão a esses procedimentos de uma maneira exortativa. Na verdade, Paulo reprova esse comportamento dos irmãos de Corinto e os chama de crianças, de meninos.

Deus estabelece ministérios no Corpo de Cristo, não para produzir partidos, mas para alimentá-lo e supri-lo. Em Colossenses 2:19 Paulo diz: “da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento concedido por Deus” e no texto de 1 Coríntios, Paulo diz, no capítulo 3, vs 22: “seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas (...) tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus”. No capítulo 4, vs 6, ele diz: “Não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro”. E no vs 15 ele continua: “Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus”.Destacam-se quatro pontos:


1- Precisamos estabelecer claramente nossa paternidade. Quem é o teu pastor (1Co4:15)? Quem exerce uma função de autoridade sobre a tua vida? Isso é fundamental.

2- Precisamos entender que a Palavra escrita, na perspectiva do evangelho (a nova aliança), é a base para todo o nosso entendimento em Deus hoje (1Co4:6). Nenhuma aliança deve estar acima da Palavra escrita de Deus. Repetindo o que Paulo diz: “não ultrapasseis o que está escrito, a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro”.

3- Não devemos aderir a partidos, pois não há partidos no corpo de Cristo. O que existem são ministérios estabelecidos pelo Senhor Jesus para o amadurecimento da Igreja. Partidos refletem meninice espiritual (1Co 3:1-4).

4- Cada ministério estabelecido no Corpo de Cristo foi colocado como dom para a igreja. Precisamos de todos (1Co3:22). Seja “Paulo”, seja “Apolo”, seja “Cefas”...Tudo é nosso, nós de Cristo, e Cristo de Deus. Pense em pelo menos três ministérios que você conhece, e que você sabe que são ministérios levantados pelo Espírito Santo! Agora saiba de uma coisa: Todos nós precisamos deles. Na verdade, em Deus, eles são nossos, são presentes de Deus pra nós; Deus não entregou toda a Sua verdade a um ministério apenas. Por isso a Bíblia diz, em Efésios 5, vs 21, “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Ou seja, se quisermos receber o manto daquele ministério, precisamos nos sujeitar a eles no temor de Cristo. Sujeitar significa recebermos e nos submetermos aos mesmos fundamentos de fé que os levaram onde eles estão em Deus. Por isso, toda soberba precisa sair de nossas vidas, a fim de recebermos o melhor que Deus derramou no Corpo de Cristo.

A visão é simples, é uma visão de amor, respeito, reconhecimento em Deus e unidade com todos os irmãos em Cristo. Com minha paternidade pastoral definida, e com a Palavra escrita como base, devo me abrir para receber as unções que Deus derramou no Corpo, entendendo que tudo é meu... O segredo, nesse aspecto, é não negociar o que Deus colocou pra mim na vida do meu irmão, porém julgar tudo e reter o que é bom (1Ts 5:21). A visão é ser um, como diz em Efésios 4:3-6: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de TODOS e está em TODOS”. O amor e a unidade que temos no Espírito tem que estar acima das nossas diferenças. O saber ensoberbece, mas o amor edifica.
 
Viva nisso meu irmão!
 
Eber Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!
Galatas 5.25